Transformação Digital
Preparando os alunos para o futuro
Buscando um modelo educacional capaz de ampliar a transformação digital e auxiliar a rotina de aprendizado de nossos estudantes, o Instituto Itapoã anuncia a parceria com a Plataforma Educacional PAR, um importante conjunto de ferramentas digitais, que incentivam o protagonismo e a autonomia do aluno no processo de aprendizagem.
Desse modo, as Listas de Materiais do 1º ao 9º ano/EF e do Ensino Médio de 2025 receberão o aporte de serviços e recursos tecnológicos que garantirão aos estudantes a mobilização das competências da BNCC, tais como:
o Pensamento Científico, Crítico e Criativo – Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
a Comunicação – Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
a Cultura Digital – Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
a Argumentação – Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
o Trabalho e projeto de vida – Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
A aquisição dessas e outras competências deve auxiliar o estudante do século vinte a resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho. Contudo, só serão eficazes com a imersão digital, pois a integração de recursos tecnológicos à rotina escolar permitirá ao estudante vivenciar a construção do próprio conhecimento, ampliando a possibilidade do desenvolvimento de outras habilidades que os materiais pedagógicos tradicionais não permitiriam.
Plataforma PAR
Para tanto, elegemos a Plataforma PAR + Conecte, um ambiente de aprendizagem virtual especializado. Nela, professores e alunos terão acesso a uma diversificada banca de livros, recursos e ferramentas didáticas de produção dos mais renomados especialistas e autores das editoras Ática, Scipione, Saraiva e Atual e das Soluções Educacionais da Somos Educação.
O Instituto Itapoã já trabalha em parceria com a SOMOS Educação por meio outros serviços, inclusive, as aplicações mensais dos simulados que proporcionam aos alunos do Ensino Médio a aproximação com o ambiente do ENEM. Através deles, o estudante pode se preparar com mais propriedade para o modelo de teste desde a organização para os dias de aplicação até o tipo de correção adotada no exame nacional do ensino médio, a Teoria de Resposta ao Item ou TRI.
Como se pode ver, as soluções são pensadas para garantir as condições necessárias às famílias que buscam resultados promissores, experiências significativas na formação integral dos filhos.
Outro ponto importante da incorporação tecnológica às práticas educacionais, são os professores que utilizam dessas soluções para ampliar efetivamente a participação dos estudantes durante o processo de aprendizado e oferecer os aprofundamentos tão importantes no cenário globalizado que se transforma o tempo todo.
Acreditamos na aliança sólida entre uma preparação acadêmica moderna a valores que reafirmam nossa missão: o desenvolvimento, a formação e a educação do aluno, preparando-o para o exercício e a realização de suas potencialidades individuais, para torná-lo um ser humano e cidadão consciente, íntegro, solidário e responsável.
o Ambiente virtual
Acessando a plataforma PAR, o aluno interage com os conteúdos de diversas formas, pois há recursos digitais variados que possibilitam experiências interativas com o próprio material e outras fontes de pesquisas, como laboratórios virtuais; simuladores; visitas a museus, sites especializados, organizações não governamentais e internacionais; análise de dados atualizados entre outros serviços que o livro físico não é capaz de ofertar sozinho.
Esses e demais recursos são baseados nas competências gerais da BNCC, definidas a partir dos direitos éticos, estéticos e políticos, e de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para a vida no século vinte e um. Vejamos uma síntese das principais soluções embarcadas na plataforma.
Diferenciais da plataforma par
Plataforma gamificada que usa dinâmicas de jogos projetada para ensinar matemática, praticar a resolução de problemas e desenvolver o pensamento crítico. Ela utiliza princípios baseados em jogos para incentivar os alunos a aprenderem através da descoberta.
*Disponivel para o 6º ano
Solução educacional de alta performance voltada para as olimpíadas de ciências e, utilizando tecnologia de currículo e avaliação, metodologias inovadoras, recursos pedagógicos e práticas de neuroaprendizagem. Suas atividades podem ser realizadas em sala de aula ou em casa, com a ajuda de professores ou sozinho.
*Disponivel para o 6º, 7º, 8º e 9º ano
Laboratórios para o ambiente virtual, seguindo o modelo (STEM – Science, Technology, Engineering and Mathematics) em um espaço virtual de aprendizagem que transforma as salas de aula em espaços educativos atrativos, divertidos e dinâmicos. Nele, professores e estudantes conseguem vivenciar, digitalmente, tudo que pode ser realizado em um laboratório físico nas disciplinas de Biologia, Química, Física e Matemática.
*Disponivel para o 8º e 9º ano
Tecnologia aliada a corretores especialistas, que entregam avaliações detalhadas para que os alunos desenvolvam as competências necessárias à produção de textos escritos. Uma ferramenta capaz de auxiliar na preparação do estudante para os grandes testes nacionais que demandam o domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa como parte de seu processo seletivo.
*Disponivel para o 9º ano
Acreditamos na promoção da aprendizagem ativa, cujo agente fundamental desse processo é o aluno; desse modo, aliamos profissionais preparados a uma estratégia de ensino moderna que possibilite o desenvolvimento de habilidades, valores e atitudes.